sexta-feira, 21 de junho de 2013

Depoimento de leitura

    O ato de ler é mágico. Através da leitura, como diz Marilena Chauí, o mundo se abre e, consequentemente, nós também nos abrimos para ele. Através do pensamento dos outros forma-se o nosso próprio pensamento. Bem como disse Antonio Cândido, ao lermos enriquecemos “a nossa percepção e a nossa visão de mundo”.
    Hoje tenho a convicção de que a leitura é o caminho para a diversão, para a reflexão e para a libertação.
    Não posso dizer que fui uma criança que leu muito. A oferta de livros naquela época era bem limitada. Mas lembro-me de ter ouvido muitas histórias, lendas e fábulas contadas pelos meus avós – imigrantes italianos. Ficava fascinada. Mais tarde, na adolescência e idade adulta aprendi a gostar dos romances. Os primeiros foram: O feijão e o sonho, de Orígenes Lessa, e A mão e a luva, de Machado de Assis. Depois aprendi a gostar de poesia – que exige uma grande mobilização das minhas experiências como leitora, muito mais do que ocorre com outros gêneros textuais.
    E como sofro toda vez que preciso escrever algo, compartilho com o depoimento de Moacyr Scliar: antes de conseguir escrever um texto, descarto muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário