terça-feira, 18 de junho de 2013



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
TEXTO PAUSA DE MOACYR SCLIAR

1. Público alvo: 8ª série/9º ano

2. Objetivo: que o aluno reconheça a tipologia narrativa, com
ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.

3. Conteúdos: elementos da narrativa,  leitura de narrativas.


4. Competências e habilidades: inferir elementos da narrativa,
reconhecer elementos da narrativa, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.

5. Estratégias: análise e comparação  do conto em diferentes mídias (fime: Click (EUA, 2006) e o conto Circuito Fechado, de
Ricardo Ramos), fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.

6. Recursos: Caderno do professor, livro didático, internet, áudio e vídeo


7. Avaliação: Leitura e análise de contos, usando questões que contemplem as estratégias de leitura, segundo Roxane Rojo.
8. 1. Comparação com outra mídia: o filme Click (EUA, 2006) retrata a importância de valorizar o tempo, de ter prioridades em certas decisões que influenciam a nossa vida. O protagonista encontra um controle remoto “mágico” com o qual ele consegue avançar o tempo na sua vida e automatizar certas decisões, caracterizando uma fuga. E no final... (quem fez o curso Letra e Vida, dentro da apostila, tem um texto, A bola mágica, que tem o mesmo contexto do filme)
8.2. Comparação com outra mídia: o conto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos, através somente de substantivos retrata a rotina cansativa / repetitiva de um dia, e no outro dia, tudo acontece igual.
TEXTO: CIRCUITO FECHADO
Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
8.3. Comparação com outra mídia: música Cotidiano de Chico Buarque. Assim como os textos anteriores mostra a rotina.
Cotidiano – Chico Buarque


Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.


8.4. Comparação com outra mídia: leituras variadas de O Pensador de Rodin. Intertextualidade com a pausa para pensar. Por que precisamos dessa pausa para pensar, para refletir? Por que o homem sente essa necessidade?

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http://2.bp.blogspot.com/-YtIIls4UlgU/UYcy85ReDMI/AAAAAAAAAEc/V_kaKXpqiPA/s1600/Imagem4.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-5gGLG2Bw_pA/UYcy-6jz2uI/AAAAAAAAAEk/HVo6IBpDtqs/s1600/Imagem5.jpg


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9. Questões para serem trabalhadas com os alunos:
·         O que vocês entendem como pausa? O que vocês esperam de um texto com o título Pausa? O que vocês sabem do autor? Onde o texto foi publicado? Que gênero textual é esse? Quem seria o leitor alvo desse tipo?
·         Depois da leitura de alguns parágrafos do texto, responda: quem são as personagens? O autor apresenta características físicas ou psicológicas das personagens? Quais?
·         Diante do comportamento da mulher de Samuel, haveria uma suposta rejeição por parte do marido por ela ser mal humorada ou por ser desleixada?
·         Qual é o tema do texto?
·         Por que Samuel se refugia em um hotel pequeno e sujo todos os domingos para dormir?
·         Por mais que Samuel tente se isolar do mundo real, que atitudes são características da rotina do seu dia-a-dia?
·         Como é o sono de Samuel?
·         O título do texto sugere uma interrupção na rapidez com que as coisas acontecem na vida de Samuel. Que objetos, atitudes, situações ou sentimentos deixam claro essa pausa na vida dele?
·         Em que trecho do texto podemos perceber que a rapidez invadiu e mecanizou o cotidiano de Samuel? Que recurso linguístico o autor usa para mostrar a velocidade das ações do personagem?
·         Por que Samuel muda de nome?

10. Referências bibliográficas:
BUARQUE, Chico. (1999) Cotidiano in Chico e as Cidades. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8  Acessado em 23/05/2013 às 12:15.
MARINHO, América A. C. & Silva, Zoraide I. Faustinoni da; Trabalho Diversificado – adaptado para o curso “Melhor ensino, melhor gestão” pela equipe de Língua Portuguesa.
RAMOS, Ricardo. Circuito fechado: contos, 1978. Disponível em:  http://elizabethlauzin.blogspot.com.br/2008/04/texto-circuito-fechado.html Acessado em 23/05/2013 às 12:00.
ROJO, R.m H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCN´s: “Ler é melhor que estudar”. In: M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEP-COMPED.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. Disponível em: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070504161711AAZxr0 Acessado em 26/04/2013.


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